Portal Municipal de Turismo de Peritiba
Igrejas

Igreja Matriz Santo Isidoro

A administração eclesiástica pertencia a Paróquia de Porto União. O 1º padre que visitou Alto Veado, hoje Peritiba, e rezou a 1ª missa na residência da família Engel foi o frei José Bonifácio Martinóu, que veio de Porto União no ano de 1921, por este motivo recebeu o nome de uma rua onde se localizava a 1ª igreja, rua em frente a prefeitura. No dia 13 de maio de 1923 realizou-se a benção solene de 1ª igreja, onde foi abrigada também a primeira escola. Em 1929 foi dada a benção solene do sino, o mesmo ainda em atividade até os dias atuais, um elo com o povo, é um meio de comunicação. Em 1934 foi inaugurada a 2ª igreja, a imagem do Santo Isidoro foi escolhida como padroeiro da igreja, por ser o protetor dos agricultores. A atual igreja foi inaugurada no dia 06 de maio de 1973, fica localizada em frente a praça três irmãos. A Paróquia foi proclamada oficialmente no dia 01 de maio de 1955, hoje compreende o município de Alto Bela Vista e mais três comunidades do município de Concórdia e tendo como sede Peritiba. No interior da igreja vários mosaicos feitos com pedras coloridas, todos feitos a mão por irmãs beneditinas (freiras) que muito trabalharam em prol da comunidade como no seminário diocesano na década de 50 até 70, no hospital, escola e pastoral. São painéis do padroeiro Santo Isidoro, via sacra, altar, sacrário e ambão. A matéria-prima utilizada foram pedras, cola, madeira, compensado, tinta especial, tinta normal. Sendo que a comunidade e os seminaristas da época coletaram as pedras nas propriedades rurais do município. Quando as pedras chegavam no seminário, eram selecionadas cuidadosamente pelo tamanho, cor, relevo, textura, estética e passavam pelo processo de lavagem com um produto químico para tirar as impurezas, depois eram colocadas em forno em alta temperatura para manter a cor original da pedra e era pintada para ter mais durabilidade. Para cada mosaico era feito um desenho no papel e passado no painel. Antes disso era passado cola branca com espátula e depois colocado as pedras escolhidas de acordo com o desenho e cor. Este trabalho exigiu muita dedicação e concentração. Depois de pronto tinha um período de secagem. O painel (mosaico) pronto era montado no local com molduras e recebia como aplicação final uma camada de verniz especial, para a sua melhor conservação.

Trilha Encontro com a Natureza / Cascata da Penela

ciceroamauc