A introdução do Kerbfest em Peritiba está na manifestação cultural trazida pelos colonizadores gaúchos de origem alemã. E o seu significado para uns é o de festa, confraternização entre famílias, para outros é o de comemoração do dia do padroeiro, e para outros ainda, é o de aniversário da inauguração da igreja. Inicialmente era realizado no segundo Domingo de maio, passando posteriormente, a ser realizado no terceiro final de semana do mesmo mês. Segundo informações, a data foi mudada em virtude da realização do Kerbfest em localidades vizinhas, na mesma época. E como o KERB é uma oportunidade de famílias, dos parentes e dos amigos se visitarem, estava gerando problemas esta sobreposição de datas. Além disso, coincidia com o dia das mães e com a colheita da soja. A festa do Kerbfest acontecia durante 5 dias consecutivos, iniciando-se na sexta-feira, com missa ao entardecer seguido de animação musical na Praça; no sábado música na Praça e à noite baile e jantar no salão; no domingo à tarde desfile e música na Praça; na segunda-feira, feriado municipal, brincadeiras típicas e animação musical na Praça e finalizava na terça-feira com animação musical, à tarde, na Praça e baile à noite no salão Paroquial. Agora (2017) iniciam-se as festividades na sexta-feira, segue festividade no sábado, domingo e segunda, porém, não será mais realizado o baile na terça-feira e sim no sábado seguinte. Como toda festa exige preparação, a do Kerbfest também se caracteriza pelos preparativos. No âmbito familiar, para receber visitas, faz-se uma faxina nas casas, as ruas se enfeitam, abatem-se animais e aves e prepara-se uma grande quantidade de cucas, tortas e bolachas confeitadas. No âmbito comunitário as responsabilidades ficam a cargo da diretoria do Conselho Paroquial Comunitário, a diretoria se encarrega dos preparativos para os bailes do Kerbfest, a limpeza e o enfeite da igreja e do salão paroquial. Com o início do Kerbfest a cidade desperta ao som do sino e foguetório e cedo os fiéis já se dirigem para a frente da Igreja enquanto aguardam o início da missa e após uma bandinha composta de músicos já os aguardam para dar início aos festejos. Atualmente, o baile é realizado no salão paroquial, que é todo decorado com o tema da festa e no centro são penduradas as bonecas do Kerbfest. À meia-noite começa o leilão das bonecas, que é o atrativo da festa, quando a rainha do Kerbfest é arrematada por um grupo ou por uma pessoa, um casal se dirige ao centro do salão onde a boneca se encontra e a arrancam. A Segunda-feira é considerado um dia de descanso. O Kerbfest fica restrito à convivência nas famílias, e às visitas. A alegria e o espírito do Kerbfest continuam em cada casa. Na Terça-feira a festa continua e a expectativa do baile é muito grande. Observa-se nas festividades do Kerbfest em Peritiba, uma grande participação da comunidade, da Igreja e da Prefeitura Municipal. Sente-se também em todas as pessoas, o espírito do Kerbfest: nos cumprimentos de Bom Kerbfest, que dirigem uns aos outros, na fartura de alimentos, nas casas, na alegria de receber visitas. Percebe-se que o Kerbfest tende a perder a importância no correr do tempo em alguns municípios, porém em Peritiba graças aos incentivos da Prefeitura Municipal, entidades privadas, conselho paroquial e comunidade em geral esta tradição mantêm suas características originais ou seja a herança trazida pela colonização alemã a partir do Rio Grande do Sul e a própria Prefeitura decreta feriado nos dias de Kerbfest auxiliando assim a participação e a integração do povo para fazer uma festa cada vez mais animada, familiar e organizada, servindo de exemplo para várias cidades.