A Praça José Hilário Simon, tem 1.617m² e foi inaugurada em abril de 1982. Se destaca pela beleza dos jardins com flores, verdes e muitas palmeiras, tem ainda uma fonte luminosa (chafariz), um coreto onde são realizadas várias apresentações, um monumento de 50 anos de emancipação, letreiro com o símbolo Eu Amo Peritiba. Enfim, um belo cenário para registros fotográficos. O nome foi dado em homenagem ao pai do Senhor Arnildo Simon, que foi duas vezes prefeito e uma vez vice-prefeito do Município de Peritiba. Curiosamente, antes de ser praça municipal no espaço tinha um campo de futebol de salão (terra) e uma quadra de vôlei esta era feita de cimento (concreto) e também havia no local uma casa que chamavam de canônica, ali iniciou as primeiras aulas do jardim de infância Jesus Bom Pastor hoje José Arlindo Winter e também salas de catequese, ensaios de coral e outras atividades. A praça é utilizada nos principais eventos do município como: o Kerbfest, eventos de aniversário do município, Iluminat Stadt – Cidade Iluminada.
Faz parte da entrada do prédio da sede Administrativa de Peritiba.
Horário de atendimento: aberto ao público